Show: System of a Down – Arena Anhembi (25/09)


No segundo final de semana de Rock in Rio, eu fiz uma minimaratona pelo que é chamado de Rock in SP, os shows solo de artistas que vieram pro festival. Na sexta-feira, meu primeiro dia, rolou System of a Down no Anhembi. E olha…


…eles são tão bons quanto você a esse ponto já espera que sejam. E carismáticos, apesar de a interação com o público ocupar pouquíssimo tempo e ser um show mais “corrido”. E todo aquele Anhembi não-lotado-mas-acho-que-quase sabia as músicas da banda até de trás pra frente, se bobear, o que é bem maravilhoso.

Aqui em Toxicity quase dá pra ver o Serj...
Aqui em Toxicity quase dá pra ver o Serj…

Mas aí na sexta deu um temporal que basicamente cagou tudo pra mim. Não TUDO, mas boa parte da experiência, no caso. E não só pela questão da logística — chegar a qualquer lugar com uma chuva daquelas demora infinitamente mais que com o céu limpo –, mas também porque, bom, o show era na Arena Anhembi. Um local aberto.
Eu mencionei que uso óculos? E que sou bem baixa?
Pois é.

Agora vou voltar e começar a história pelo começo.

soad-box

Gosto um bocado do System, desde que vi o clipe de Boom! na MTV na época. Lembro que gostei especialmente da bipolaridade de Chop Suey! quando ouvi. Tenho aquele box com todos os álbuns e, quando andava de carro, sempre tinha ao menos um deles lá. Se eu sou a fã maluca que sabe todas as letras de cor? Não. Acho que nunca serei capaz de cantar o self-titled, por exemplo, que além de ser meu ~menos favorito~ é infinitamente difícil. Ao contrário daquela obra-prima que é o Mezmerize.
Daí eles anunciaram a vinda para o Rock in Rio e eu fiquei só esperando anúncio de show aqui. Comprei o ingresso no mesmo dia em que a venda abriu, acho. Mesmo morando incrivelmente longe do lugar e não sabendo de nenhum amigo que fosse. Acabou dando certo, já que no fim das contas um dos meus amigos ia direto com alguns colegas do trabalho, o escritório é razoavelmente perto da minha casa e eles estavam de carro. YASSSSSS

soad-ingresso

A chuva da manhã tinha parado há umas horas quando saí de casa no final da tarde, então acabei esquecendo de sair com um casaco (erro mais grave de todo habitante de SP, eu sei), mas só saímos pro show de fato umas oito da noite… e aí, além de ser absurdamente tarde pra atravessar a cidade, a chuva já tinha voltado em forma de temporal.
O estacionamento era bem longe do Anhembi — tinha o do Anhembi também, mas devia ser o quíntuplo do valor –, então andamos um monte, inclusive naquela chuva maravilhosa, até chegar lá. Onde tinha muita fila pra tudo. Acho que é isso que significa ir a shows grandes: muita fila, muita gente, mais fila e mais gente. Apesar disso, achei a organização bem tranquila. A razão de ter filas enormes pra tudo era só ter um monte de gente mesmo.

soad-video

Entramos meio em cima da hora: assim que acabou o show do Deftones, que era a banda de abertura. Lá dentro, tudo organizado lindamente, com várias barracas de cada comida/bebida, food trucks, posto médico e banheiros bem sinalizados. Perfeito, exceto pela tempestade. E a vista do palco seria claríssima se o espaço não fosse todo no mesmo nível, ou se o palco fosse mais alto, sei lá. Também achei os telões muito MUITO baixos. Estavam na mesma altura do palco, então não ajudavam em nada quem não conseguia ver. Como era o meu caso, com o agravante de eu estar usando óculos e, bem, estar chovendo o mundo. Ao menos o áudio estava perfeito no lugar inteiro, porque ver algo realmente foi difícil.

O System of a Down entrou com I-E-A-I-A-I-O, única representante do Steal This Album!, de 2002, e emendou em mais de 2h quase ininterruptas de show, numa setlist quase igualzinha à do show no Rock in Rio na noite anterior. Esta, se interessar. Lá embaixo coloco link pra uma gravação do show completo. É uma setlist quaaaaase equilibrada entre a discografia, e que na minha opinião poderia ser bem melhor. Porém, ainda é mais legal que a da leg anterior da turnê. E, sinceramente, eles são o tipo de artista que todo mundo conhece a discografia inteira, então podem fazer o que quiserem. Mas sim, senti falta de algumas músicas.

soad-sta

Foram dez músicas do Toxicity, sete do System of a Down, seis do Mezmerize, quatro do Hypnotize, uma do Steal This Album! e uma demo. Sim, uma demo. O desprezo pelo álbum de 2002 foi menor que na leg anterior — na qual ele foi COMPLETAMENTE esnobado –, mas ainda assim a diferença dele pros outros é clara. Preferir colocar uma demo, por mais legal que Temper seja, a uma Boom!… ok.
Pelo lado bom, palmas para a presença da incrível ATWA (♥), que foi inclusive o que diferenciou o set de São Paulo do set do Rock in Rio. Mas ainda espero ansiosamente o dia em que vão incluir a versão inteira de Soldier Side, que aparece no Hypnotize, em algum show. Ok. Sendo sincera, na hora eu simplesmente desliguei de tudo e me concentrei no show e só depois que acabou é que raciocinei coisas do tipo “é mesmo, né, teve ATWA, que era o que eu estava torcendo pra tocarem”. Lembro vagamente de estar com um sorriso digno de Cheshire Cat em Lost in Hollywood (♥), por motivos óbvios de ser uma das melhores músicas da galáxia.

soad-mezmerize

Enfim… foi um show BEM bom, como parece ser padrão da banda, que tinha a plateia inteira na mão desde o primeiro acorde. A experiência toda além do que cabe a eles, especialmente o frio e não enxergar nada, eu prefiro não repetir tão cedo, mas sinto que dessa vez valeu a pena todo o transtorno. E isso prova, especialmente pra mim quando preciso lembrar, que: sim, foi tão bom assim. Mesmo eu não tendo visto nada.
Random: ponto bônus pra rádio tocando Be Yourself do Audioslave no nosso caminho de ida e Time do Pink Floyd na volta.
Gostaria de ter tirado algumas fotos legais, mas não consegui capturar o palco direito nem nos vídeos. Coloquei alguns prints deles aqui ao longo do post e deve dar pra perceber. Então vou encerrar com o show do Rock in Rio da noite anterior, a setlist (que conferi aqui e copiei pro post) e uma foto ~das lembranças~.
Até mais! :)

1. I-E-A-I-A-I-O
2. Suite-Pee/Attack
3. Prison Song
4. Know
5. Aerials
6. Soldier Side – Intro
7. B.Y.O.B.
8. Soil
9. Darts
10. Radio/Video
11. Hypnotize
12. Temper
13. CUBErt
14. ATWA
15. Needles
16. Deer Dance
17. Bounce
18. Suggestions
19. Psycho (com Daron cantando um trechinho de “Physical” da Olivia Newton-John)
20. Chop Suey!
21. Lonely Day
22. Question!
23. Lost in Hollywood
24. Vicinity of Obscenity
25. Forest
26. Cigaro
27. Toxicity
28. Sugar

soad-ingresso-camisa

Um comentário em “Show: System of a Down – Arena Anhembi (25/09)

Obrigada por ler! Não quer deixar um comentário, não? :)

