Balanço de Leituras – Janeiro


Olha, até que o ano começou bem, viu?

Vamos logo aos números:

7 livros/quadrinhos começados e terminados. 3 começados e não terminados.

Passar alguns dias em casa sozinha e de férias da faculdade (apesar de não do trabalho) me permitiu esses números. E ficar atualizada em Gotham.
Meu primeiro livro do ano foi o Contos de Fadas, que queria ler há muito tempo. Ganhei de aniversário há quase dois anos e sempre acabava passando algo na frente dele, mas agora foi. É uma bela edição, com introdução a todos os autores e o carinho da editora Zahar.
Depois resolvi ler a série A Seleção, que ganhei quase inteira de uma amiga no amigo oculto do fim do ano passado. Não queria me estender muito nisso, mas foi uma série que eu amei e odiei ao mesmo tempo. Não lembro qual foi a última vez que li algo que me prendesse tanto. A segunda metade do primeiro livro e o segundo inteiro foram no mesmo dia. É realmente uma série muito legal de ler, prende sua atenção e faz você se apegar e eu amo ela por isso… mas eu também odeio essa série. Porque todo e qualquer desenvolvimento de personagem é quebrado em uma página, depois refeito e quebrado de novo. O trio de personagens principais é completamente bipolar, sempre tem ações contraditórias ao que decidiu duas linhas antes, em especial no terceiro livro. E não vamos falar sobre as revelações interessantes que não são desenvolvidas, ou sobre as mortes que não são necessárias nem desenvolvidas nem explicadas, ou sobre os diálogos praticamente saídos de uma novela mexicana. Bom, vamos desconsiderar esse último item. É um romance, afinal.
Finalmente consegui ler o True, último livro da trilogia escrita pela Hilary Duff (em parceria com a Elise Allen). Li os três livros com um espaço tão grande entre eles que, pra falar a verdade, a essa altura já tinha me esquecido de muita coisa que tinha acontecido antes. Mas percebi que a história foi ficando mais e mais viajada, alguns segmentos da história (tipo do desaparecimento do pai da Clea) foram abandonados e a Hilary e a Elise Allen conseguiram estragar um dos melhores personagens e fazer um final totalmente decepcionante se analisado direito. Apesar disso, ainda gostei da leitura dos três e talvez até releia em sequência algum dia pra não perder nenhum detalhe.
Por último, o terceiro volume da Capitã Marvel, que inclui algumas edições dos Vingadores. Depois de a tiragem atrasar e ser recolhida em vários lugares, sofri pra encontrar. Mas valeu a pena. Fica melhor a cada volume.

lidos-jan-2015

Sobre os começados e não ainda terminados: Tom Sawyer (que acredito que vá demorar muito), Cemitérios de Dragões e Papel, Caneta e Ação. Falo mais sobre eles à medida que for terminando, o que ainda não aconteceu.

3 livros/quadrinhos comprados (mais duas encomendas de novembro que chegaram).

Um progresso pra mim: só comprei três livros em janeiro. Isso pode ser por causa da minha temporária obsessão por Nightwish e Within Temptation, que me fez comprar dois CDs duplos no mês. Acho que me sentiria culpada em comprar mais livros que comprei. Foram eles: Hamlet e Oliver Twist, em uma ida à FNAC, e The Year I Met You, em uma promoção do BookDepository.
E o BookDepository se superou, falando nisso. Se não me engano, esse livro chegou 16 dias depois de ser enviado. Pra ter uma ideia, os outros dois que chegaram esse mês (True e The Secret Service) foram comprados no finalzinho de novembro, chegando no mês e meio que eu sempre prevejo pra compras internacionais. Quinze dias é uma bela surpresa.
(Enquanto isso, nada dos meus CDs. Alguém me lembre de não comprar mais nada na Saraiva Online.)

compras-jan-2015

Progresso nos itens do desafio: 14/50.

  • Um livro de contos ou crônicas
    Contos de Fadas
    Contos da Seleção
  • Um livro escrito por alguém com menos de 30 anos
    A Seleção
    True
    * A Seleção foi o único da série que saiu antes de a Kiera Cass completar 30 anos.
  • Um livro que você pode acabar de ler em um dia
    A Elite
    Contos da Seleção
    * Adicionei só os que, de fato, acabei lendo inteiros em um só dia.
  • Um livro que se passe em outro país
    Contos de Fadas
    A Seleção
    A Elite
    Contos da Seleção
    True
    A Escolha
    Capitã Marvel: Inimigo Interior
  • Um livro que se passe no futuro
    A Seleção
    A Elite
    Contos da Seleção
    A Escolha
  • Um livro cujo autor seja uma mulher
    A Seleção (Kiera Cass)
    A Elite (Kiera Cass)
    Contos da Seleção (Kiera Cass)
    True (Hilary Duff)
    A Escolha (Kiera Cass)
    Capitã Marvel: Inimigo Interior (Kelly Sue DeConnick)
    * De certo modo, a coleção Contos de Fadas pode contar aqui, porque foi traduzida e organizada pela Ana Maria Machado e um dos contos é de autoria de uma mulher, mas preferi não incluir.
  • Um livro com um triângulo amoroso
    A Seleção
    A Elite
    A Escolha
  • Um livro de um autor que você nunca tenha lido antes
    A Seleção
  • Um livro que um amigo recomendou
    A Seleção
  • Um livro que você tem, mas nunca leu
    Contos de Fadas
    A Seleção
    A Elite
    Contos da Seleção
    * Esse item é meio estranho. Tecnicamente, qualquer livro que eu compre pra ler se enquadraria aqui, mas resolvi deixar só os que não comecei, por exemplo, no mesmo mês em que ganhei/comprei.
  • Um livro que foi originalmente escrito em outro idioma
    A Seleção
    A Elite
    Contos da Seleção
    A Escolha
    Capitã Marvel: Inimigo Interior
    * A coletânea Contos de Fadas foi organizada no Brasil. Por isso, apesar de cada conto individualmente ser originalmente em outro idioma, não incluí. E eu li True no idioma original, então não conta.
  • Um livro com críticas negativas
    A Seleção
    A Elite
    A Escolha
    True
    * Ok, há muitas fãs apaixonadas e muitas críticas de 5 estrelas para todos esses, mas também há muitas críticas negativas. A última amiga que me falou sobre A Seleção antes de eu ler disse que “é uma bosta, mas é legal”. E o final decepcionante que foi True também teve suas meias estrelas por aí.
  • Um livro com título de uma palavra
    True
  • Um quadrinho ou graphic novel
    Capitã Marvel: Inimigo Interior

Desafio? Que história é essa de desafio?

Falei sobre ele aqui.

E como foi o seu janeiro?

Obrigada por ler! Não quer deixar um comentário, não? :)

