#nowplaying: 5 duetos bilíngues da Laura Pausini


Eu espero (e acredito) que você já conheça a Laura Pausini. Se não, ou se por algum motivo desconhecido você não admira a italiana incrível que canta em pelo menos cinco idiomas, esse post será a luz na sua vida. Ou não.

5. Il Mio Canto Libero

Com quem: Juanes
Idiomas: Italiano e espanhol

Essa música está no álbum Io Canto da Laura. A versão em espanhol do álbum, Yo Canto, tem uma versão inteiramente em espanhol do dueto: Mi Libre Canción, que eu comecei a prestar atenção porque é a preferida de um amigo meu e estávamos falando sobre a Laura e pronto.

4. Le Cose Che Vivi/Tudo O Que Eu Vivo

Com quem: Ivete Sangalo
Idiomas: Italiano e português

A versão original em italiano está no próprio álbum Le Cose Che Vivi, de 1996. Vale lembrar que a própria Laura tem uma versão somente em português de Tudo O Que Eu Vivo na edição brasileira do álbum. A versão com participação da Ivete foi lançada na coletânea 20 The Greatest Hits, de 2013, que marca os 20 anos de carreira da Laura. A versão em espanhol da coletânea, 20 Grandes Exitos, tem o dueto em espanhol e português: Las Cosas Que Vives/Tudo O Que Eu Vivo.

3. Limpido

Com quem: Kylie Minogue
Idiomas: Italiano e inglês

Mais uma da coletânea de 20 anos de carreira. A parceria com a Kylie Minogue, inédita, foi lançada justamente para promover a coletânea, que traz também a versão solo e inteiramente em italiano na tracklist. Mais uma vez, o 20 Grandes Exitos traz uma versão em espanhol da música, tanto em dueto quanto solo: Limpio.

2. Primavera In Anticipo (It Is My Song)

Com quem: James Blunt
Idiomas: Italiano e inglês

Primeiro single do álbum (maravilhoso) de mesmo nome, Primavera in Anticipo é uma das minhas favoritas dela. Foi, aliás, o que me fez gostar do britânico. Porque You’re Beautiful não foi uma boa primeira impressão. No álbum, também há a versão solo e totalmente em italiano da música. E o álbum em espanhol, Primavera Anticipada, contém as duas versões (dueto e solo) em espanhol.

1. Io Canto/Je Chante

Com quem: Lara Fabian
Idiomas: Italiano e francês

Certo que a música nem da Laura é. A versão original é do italiano Riccardo Cocciante. PORÉM em 2006 a Laura lançou os álbuns Io Canto e Yo Canto com suas versões da música. A própria também tem uma versão solo bilíngue (?????), que tem uns versos em francês a mais que o dueto. Mas o que ~brilha~ de verdade é essa versão do 20 The Greatest Hits, dueto com a cantora belga que conhecemos pela música de Laços de Família. Não sei explicar meus sentimentos por essa música, de verdade.

BÔNUS: Incancellabile/Inesquecível

Com quem: Sandy (e às vezes o Junior)
Idiomas: Italiano e português

Por que eu coloquei como bônus, você me pergunta?
Dois motivos: pra lista ficar levemente maior e também porque este dueto não está em álbum nenhum. Tem um leve terceiro também, que é que as primeiras performances dessa música incluíam o Junior e portanto não eram exatamente duetos. Mas enfim.
A Laura e a Sandy cantam essa música juntas (às vezes meio a meio, às vezes tudo em português) sempre que têm oportunidade, seja em show de uma ou da outra, no Domingão do Faustão ou no Altas Horas. O resultado pessoalmente me agrada mais que a Incancellabile da Laura e que as originais de Inesquecível das duas (não importa quão “sdds” seja a do Sonho Azul).
As internetz não me permitem encontrar uma versão boa do dueto em italiano em português, no último Altas Horas com as duas, então vai uma em baixa qualidade (visual, boa de áudio) dele. PORQUE TÁ MUITO LINDO DEMAIS.

É isso, espero que tenha mudado sua vida e já pode me agradecer.

[Enquanto isso na frente do notebook: CORRO NEL VENTO E CAAAANTOOOO LA VITA INTERA CANTOOOOOO PER CHI MI ASCOLTERÀÀÀ]

Um comentário em “#nowplaying: 5 duetos bilíngues da Laura Pausini

Obrigada por ler! Não quer deixar um comentário, não? :)

