The Wolf Among Us (2013)


Esse é o segundo jogo do qual eu falo aqui. E, de verdade, não poderia não falar. Aí vai o porquê.

The Wolf Among Us é um jogo da Telltale, responsável, por exemplo, por The Walking Dead, jogo do ano do Video Game Awards de 2012. Se você conhece The Walking Dead – o jogo, não a série -, isso vai parecer um pouco redundante, mas vou falar um pouco dele. Assim como a série, o jogo é baseado nos quadrinhos de mesmo nome, escritos por Robert Kirkman. É um jogo de graphic adventure, como Heavy Rain, mas em formato de série e dividido em cinco episódios. Se você também não conhece Heavy Rain, entenda isso como um filme interativo com alguns momentos de ação. Você tem que fazer decisões rápidas que definirão o rumo da história e o gameplay é bem simples, porque é a história que interessa.
E por que eu fiquei falando de The Walking Dead? Exato, porque The Wolf Among Us é do mesmo estilo, gênero e formato. Até mesmo é baseado em quadrinhos também. Os quadrinhos em questão, desta vez, são os da gigantesca série Fables, da Vertigo, escrita por Bill Willingham. Sobre a questão da adaptação não posso falar muito, porque preferi ler depois de acabar o jogo e ainda não comecei, mas a história do jogo… ♥

Vamos nos situar: você está agora em Manhattan, em uma área chamada na história de Fabletown. Esse é o lugar para onde fugiram grande parte dos personagens de contos clássicos e de fadas que você adora, depois que o Adversário invadiu as suas terras mágicas, chamadas de Homelands. Sim, todos eles são reais nessa história. Eles que são os chamados fables. Se algo lhe for familiar aqui, é bom notar que as séries Grimm e Once Upon a Time seguem uma premissa parecida, apesar de os criadores de ambas já terem dito que não se inspiraram nos quadrinhos. O que faz sentido, porque não há muita coisa parecida além dessa premissa de tudo ser real.
Uma diferença importante é a existência, aqui, do chamado glamour, um feitiço caríssimo que modifica a aparência dos fables não-humanos para que se pareçam com humanos. Isso se deve à fuga deles para o que é hoje Manhattan, obviamente cheia de criaturas não-mágicas (mundanes ou mundies, os mundanos, expressão que Cassandra Clare também usou em seu universo de shadowhunters), e à necessidade de não chamar atenção e “se misturar”. Os humanos não tiveram problemas. Os não-humanos, por sua vez, tinham que conseguir o glamour, ou não poderiam ficar em Fabletown, mas na chamada Farm. A pressão é tanta que existe mercado negro de glamour, de baixa qualidade e mais barato, tudo pra que o xerife Bigby (sim, de “Big Bad”) Wolf não o mande para a Farm.
Ah, é. É você que controla o xerife.

O primeiro episódio começa com você salvando uma moça de uma agressão pesada do lenhador da Chapeuzinho Vermelho. Sério. E a história que se inicia nele gira em torno de uma série de assassinatos que você, o xerife Lobo Mau, vai resolver, junto com a Branca de Neve. A Bela e a Fera são só um casal que luta para pagar suas contas, Grendel é bêbado, Tweedledee e Tweedledum são bandidos, Bloody Mary dá calafrios e há alguns outros personagens que você deve reconhecer. Pra isso, existe o chamado Book of Fables, que vai falando um pouco sobre cada um a partir do momento em que aparece (caso contrário, seria spoiler).
Em meio a muitas reviravoltas, alianças, traições e algumas balas de prata, você vai descobrindo o que aconteceu de verdade. Ou não. O final incrível cobre todas as pontas soltas, mas deixa o suficiente no ar pra você ter teorias sobre quem morreu e alguns outros detalhes. Ou seja, não será nenhuma surpresa, especialmente considerando o universo enorme que é o de Fables, se tivermos uma segunda temporada em breve. Ainda mais porque o jogo se passa antes das HQs, em 1986.
Gostaria muito de falar mais, mas, como o negócio é em episódios e você é responsável por suas teorias e decisões, quase tudo estragaria a experiência. Você vai encontrar algumas decisões bem difíceis por aí, especialmente no último episódio. Só jogue. De verdade.

The Wolf Among Us tem cinco episódios, lançados entre 2013 e 2014:

  1. Faith
  2. Smoke And Mirrors
  3. A Crooked Mile
  4. In Sheep’s Clothing
  5. Cry Wolf

Eu comecei a jogar depois da Summer Sale da Steam, pouco antes de sair o quinto episódio. Ou seja, ainda deu tempo de morrer de ansiedade por uns dias. Mais ou menos como uma série de TV faz com você mesmo. 13/10

Anúncios

Um comentário em “The Wolf Among Us (2013)

Obrigada por ler! Não quer deixar um comentário, não? :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s