#nowplaying: algumas das melhores versões de Photograph


Ok, esse não é um tema com muitas possibilidades. Mas me senti na obrigação de compartilhar, porque… simplesmente porque ficaram martelando na minha cabeça. Você conhece Photograph, do Def Leppard? Bom, sua resposta não vai fazer muita diferença, na verdade, mas vale a pena ver o que vem depois do “mais”.

Em 2008, poucos meses depois de eu ter conhecido aquela que viraria minha cantora preferida, descobri que ela tinha gravado “um tal” de Crossroads (uma espécie de Estúdio Coca-Cola da CMT, onde um dos artistas é sempre country – depois falo mais dele) com “um tal” de Def Leppard. Depois de ter assistido, eu, como qualquer pessoa que gosta do bom rock da década de 80, meio que adorei. E fiquei me perguntando por que não tinha ouvido Def Leppard antes, já que era tão legal.
Hoje eu fiquei com algumas músicas dessa época da Taylor na cabeça, acabei chegando a Photograph, minha preferida do Crossroads desde a primeira vez que vi, e isso gerou todo o post. E aí temos a nossa primeira versão de hoje: Def Leppard & Taylor Swift, Live at CMT Crossroads (2008). O link aqui embaixo é do especial completo, porque foi o único jeito de conseguir o vídeo em boa qualidade. Não se preocupem, é a primeira música. E eles ainda conseguem ser incríveis ao vivo mesmo o Rick tendo perdido um braço.

[YOU MEAN I GET TO SING THE FIRST LINE OF PHOTOGRAPH???????? – I’ve been doing that song for 20 years, think I can take the night off…] [desculpa, vi esse DVD tantas vezes que meio que decorei] [Love Story é priceless, porque fazem de tudo pro Joe não cantar “I’ll be the princess”…além de ter ficado bem legal com o vocal hard rock dele]

As próximas duas eu encontrei fuçando por aí e não sei como não tinha escutado antes, especialmente porque…
…a segunda é dos Rejects. Faz parte de um especial da VH1, VH1 Rock Honors, que aconteceu entre 2006 e 2008 e homenageava alguns sucessos de grandes artistas do rock com novas versões e covers por outras grandes bandas. E acho que é bem fácil descobrir como eu gosto do som dos Rejects, especialmente no Move Along [Top of the World ♥] e no When the World Comes Down […tudo ♥], então só podia dar certo. Versão 2, The All-American Rejects, Live at VH1 Rock Honors (2006)

A terceira é bem recente, de uma época que eu já gostava bastante da música, e também é de um artista que eu admiro, Santana. Acho inclusive que nessa época tinha voltado a ouvir a música dele porque estava viciada na Orianthi. Foi uma parceria com o Chris Daughtry, para o seu álbum Guitar Heaven, que tinha o objetivo de revisitar as maiores “guitar songs” de todos os tempos. Tem até uma apresentação bem legal no Dancing With The Stars, mas eu fico com a de estúdio. Versão 3: Santana & Chris Daughtry (2010).

Como falei que meu conhecimento, somado à falta de opções mais famosinhas e a falta de saco pra ver cover aleatório no YouTube, não permitia uma lista muito longa, vou encerrar com a clássica. O clipe da versão original de estúdio de 1983, do Pyromania.

E sobre esse tal de CMT Crossroads que você falou aí…
É um especial da Country Music Television que existe há sei-lá-quantos anos. A ideia é, como a maioria das pessoas “da minha época” entenderam pela referência ao Estúdio Coca-Cola, uma parceria em forma de mini-show entre dois artistas de gêneros diferentes. A diferença é que lá, como é um especial clássico de um canal country, sempre um dos dois artistas vai ser desse gênero. A parceria normalmente se estende a performances em premiações como CMA ou CMT Awards, ou até o relançamento de um single que tenha ficado mais legal na parceria, para promover o especial, ou como uma consequência da colaboração dele.
Alguns mais famosos que eu me lembro são:
*Reba McEntire & Kelly Clarkson (2007) [rendeu uma nova versão de Because of You, da Kelly]
*Martina McBride & Train (2010) [rendeu uma nova versão de Marry Me, do Train]
*Keith Urban & John Mayer (2010)
*Taylor Swift & Def Leppard (2008) [rendeu performances de Pour Some Sugar On Me, do Def Leppard]
*Sugarland & Bon Jovi (2005) [rendeu uma nova versão de Who Says You Can’t Go Home, do Bon Jovi, e inúmeras performances dela]
*Carrie Underwood & Steven Tyler (2012) [rendeu performances de Walk This Way, do Aerosmith, e Undo It, da Carrie, e participação da Carrie no novo álbum do Aerosmith]
*Jason Aldean & Bryan Adams (2009)
*The Band Perry & Fall Out Boy (2013)

Obrigada por ler! Não quer deixar um comentário, não? :)

